Saiba como abrir uma clínica de dentista: passo a passo para iniciar o seu negócio

Como abrir uma clínica odontologica.

9 de dezembro de 2024

Abrir uma clínica odontológica é o sonho de muitos dentistas que desejam ter autonomia em suas práticas e desenvolver uma carreira empreendedora. No entanto, este é um processo complexo e, para muitos, é desafiador até mesmo saber como abrir uma clínica de dentista.

De fato, abrir uma clínica envolve uma série de passos que vão além do atendimento clínico e requer planejamento financeiro, cumprimento de exigências legais e administrativas, além de uma boa estratégia de gestão para garantir que o negócio seja sustentável e lucrativo a longo prazo.

Ao longo desta leitura, você poderá conhecer todos os aspectos necessários para abrir uma clínica odontológica, desde o planejamento inicial até a abertura formal e a gestão contínua. Mostramos desde como a escolha do local, os equipamentos necessários, o licenciamento, a contratação de funcionários até tudo o que é relevante para atrair o sucesso da sua clínica.

Está pensando em abrir uma clínica odontológica? Então não deixe de ler o que preparamos!

1. Defina seu modelo de negócio

O primeiro passo para abrir uma clínica odontológica ou qualquer empresa de sucesso é fazer um bom planejamento estratégico. Esse é o momento de se fazer perguntas que definirão todas as etapas seguintes.

Por isso, responda algumas perguntas como: que tipo de serviços odontológicos você irá oferecer? Consultas de rotina, tratamentos estéticos, ortodontia, implantodontia, entre outros?

Ou: qual será o público-alvo da sua clínica? Você atenderá a um público de alto padrão, será voltada para planos de saúde, ou será mais acessível? Qual será o tamanho inicial da sua equipe? Pretende trabalhar sozinho inicialmente ou contará com outros dentistas e profissionais de saúde bucal?

Essas definições influenciam diretamente a escolha da estrutura física, os equipamentos que serão adquiridos e o orçamento necessário para viabilizar a abertura da clínica.

2. Elaboração de um plano de negócios

Com as perguntas respondidas, vamos ao planejamento propriamente dito. E para isso, você precisará de um plano de negócios, um documento para organizar as ideias e definir metas claras para o futuro da clínica. Ele deve conter:

– Análise de mercado: Quem são seus concorrentes, onde estão localizados e como você pode se destacar?

– Análise financeira: Qual será o investimento inicial, custos fixos e variáveis, além da previsão de receita nos primeiros meses de operação?

– Plano de marketing: Quais estratégias serão usadas para atrair pacientes? Como será a comunicação da sua clínica?

Ter um plano de negócios bem estruturado ajuda a tomar decisões mais assertivas e a garantir a sustentabilidade da clínica no longo prazo.

3. Escolha do local da clínica

Outro aspecto prático do planejamento e que precisa ser resolvido é saber onde você implementará a sua clínica, pois a localização é um fator determinante para o sucesso dela. Um ponto bem escolhido pode garantir um bom fluxo de pacientes e facilitar o crescimento do negócio.

Para a escolha ideal, considere: o alcance/facilidade de acesso do público alvo que você
e definiu ao pensar no seu modelo de negócio; a concorrência; a visibilidade do local e a segurança. Pense em um local que os seus clientes não tenham problemas em chegar e nem queiram evitar (devido ao alto fluxo de trânsito, por exemplo).

Se você não conseguir encontrar um local ideal com um valor que caiba no seu orçamento, priorize o que é sustentável para o seu negócio!

Além disso, lembre-se de verificar o tamanho do espaço disponível e se ele será suficiente para acomodar os consultórios, recepção, sala de espera, e outros espaços necessários, como áreas administrativas e depósito de materiais.

Uma dica fundamental para a escolha do local também é garantir que todo o conjunto elétrico está regularizado e não irá apresentar problemas. Afinal, estamos falando do local onde o seu equipamento de odontologia ficará conectado e você não quer iniciar a jornada com prejuízos.

4. Estruturação da clínica: equipamentos e espaços necessários

A estrutura física da clínica deve ser pensada de forma funcional, dando conforto para os pacientes e eficiência nas operações diárias. Nesta etapa é necessário pensar em:

  • Consultórios com: cadeira odontológica; unidade de luz (fotopolimerizador); compressor de ar e bomba de vácuo; armários e mesas de apoio para materiais e instrumentos, além de caixas organizadoras.
  • Sala de esterilização com: autoclave; pias e bancadas em aço inoxidável; armários para armazenar materiais esterilizados.
  • Recepção/sala de espera
  • Área administrativa

5. Licenciamento e obrigações legais

Não podemos esquecer do básico, mas essencial: o cumprimento de uma série de exigências legais e normativas. É importante estar atento a todas as documentações necessárias para evitar problemas futuros. As principais etapas incluem:

  • Registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia)
  • Alvará de funcionamento
  • Licença da vigilância Sanitária
  • Registro de funcionários

6. Contratação de funcionários

A depender do porte da clínica, pode ser necessário contratar uma equipe de apoio para auxiliar nas atividades diárias. Além de dentistas parceiros, pode ser importante contar com recepcionistas, auxiliares de saúde bucal (ASB), gerente administrativo e até estagiários.

Nesta etapa, é importante pensar detalhadamente no objetivo do negócio e na atuação que a clínica terá. As contas precisam estar bem feitas para que não haja prejuízos com impostos e com excesso de funcionários diante da demanda do início da clínica.

A escolha dos funcionários demanda organização e também a garantia de um capital disponível para cobrir as contas por determinado tempo, até que a clínica esteja estabilizada.

Gestão financeira e a importância de uma contabilidade especializada

Uma das partes mais complexas na abertura de uma clínica odontológica é a gestão financeira. Cuidar de todos os aspectos contábeis, fiscais e trabalhistas exige tempo e conhecimento, o que pode se tornar um grande desafio para dentistas que já estão sobrecarregados com as demandas clínicas.

Neste contexto, contar com uma equipe de contabilidade especializada é um grande diferencial. A Gespec é uma empresa de contabilidade focada em atender profissionais da área da saúde, oferecendo serviços que vão desde o planejamento tributário até a gestão financeira completa.

  • Planejamento Tributário
  • Controle de Fluxo de Caixa
  • Cumprimento das Obrigações Fiscais e Trabalhistas

Com a Gespec, todas as obrigações fiscais e trabalhistas da clínica são cumpridas em dia. Isso inclui o pagamento correto dos tributos, a entrega de declarações e a gestão de folha de pagamento, evitando problemas com multas ou penalidades legais.

Marketing e Divulgação

Por fim, antes e após a abertura da clínica, é fundamental investir em estratégias de marketing para atrair pacientes e consolidar a sua marca no mercado. Você pode contratar uma equipe especializada ou realizar diferentes tipos de marketing.

É possível fazer tráfego pago, adquirir clientes de forma orgânica com um site profissional e um blog com temas relacionados à odontologia, pode praticar parcerias com influenciadores ou com pessoas e empresas locais, entre outras possibilidades.

Seja como for, adapte o marketing ao seu público, vá até onde eles estão e leve-os para o seu consultório. E não se preocupe! Abrir uma clínica de dentista exige planejamento, conhecimento das obrigações legais e uma gestão financeira eficiente, mas com o suporte adequado, é possível. 

Com os passos descritos neste artigo, você pode transformar o sonho de ter sua própria clínica em realidade. Além disso, contar com o suporte de uma contabilidade especializada, como a Gespec, garante que todos os aspectos fiscais e financeiros sejam tratados com eficiência, permitindo que você se concentre no que faz de melhor:

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