Como aumentar as vendas em loja de autopeças

4 de fevereiro de 2024

Aumentar o faturamento em uma loja de autopeças e lubrificantes envolve estratégias que visam atrair mais clientes, incentivar vendas adicionais e melhorar a eficiência operacional. Pensando nisso a Gespec listou algumas sugestões que podem ser aplicadas  na sua loja que podem ajudar a aumentar as vendas.

Atendimento ao cliente:

 Ofereça um atendimento ao cliente excepcional. Treine sua equipe para ser proativa, amigável e conhecedora dos produtos. Esteja disponível para responder dúvidas e oferecer assistência técnica quando necessário.

Mas não esqueça que o atendimento ao cliente não termina com a venda, o pós venda é tão fundamental para compor o bom atendimento ao cliente.

O bom atendimento é um conjunto de atitudes que faz parte da Cultura da empresa, ou seja, comece a organizar os processos, as pessoas e tecnologias que podem ser utilizadas para oferecer um atendimento diferenciado para seus clientes.

 

Marketing e Publicidade

Invista em estratégias de marketing online e off-line para aumentar a visibilidade da sua loja. Isso pode incluir anúncios online, promoções, parcerias com oficinas locais e participação em eventos automotivos.

Uma loja que vende óleos lubrificantes, baterias para veículos e assessórios , pode explorar o marketing off-line do Google meu negócio bem posicionado e com links direcionando para comprar na sua loja online, no WhatsApp ou no seu site.

Por falar em WhatsApp, deixe seu perfil de WhatsApp Buzines bem configurado, com as informações necessárias para facilitar a comunicação com seu cliente.

Mantenha uma presença forte nas redes sociais para se conectar com clientes e divulgar promoções. Mas não é só postar por postar! Tenha estratégia e saiba como se posicionar com seus clientes para gerar valor.

Programas de Fidelidade e Descontos

Crie programas de fidelidade para recompensar clientes frequentes. Ofereça descontos ou promoções especiais em determinados produtos ou para clientes que compram em grandes quantidades.

Nesse momento, é importante ter cuidado com a politica de descontos para não prejudicar sua margem de contribuição e seu fluxo de caixa.

Identifique os perfis de clientes que mais comparam na sua loja. O cliente que comparam um óleo lubrificante  em sua loja, pode voltar em um determinado período, use isso a seu favor. Pergunte mais ou menos quanto tempo o óleo dura e assim você já implementa uma politica de fidelização ou abordagem direta no WhatsApp do cliente.

 

Estoque Bem Gerenciado

Mantenha um estoque diversificado e bem organizado para garantir que os clientes encontrem facilmente o que precisam. Acompanhe as tendências do mercado para garantir que você tenha em estoque as peças mais procuradas.

A gestão de estoque na loja de lubrificantes ou em qualquer loja, é ponto fundamental para a geração de caixa ou falta dele.

Vamos explicar: Se você é do tipo de empresário que não aguanta uma promoção dos fornecedores, pode acabar comprando mais mercadorias do que deveria. Com isso o  dinheiro fica parado no estoque, logo, prejudica seu caixa.

Por outro lado, se não compra as mercadorias certas, pode acabar perdendo vendas por falta de produtos que mais fazem seu caixa crescer. A palavar de ordem é : Tenha Gestão de estoque na sua empresa.

 

E-commerce

Se ainda não tiver, considere a possibilidade de ter uma plataforma de e-commerce para alcançar um público mais amplo. Ofereça opções de entrega ou retirada na loja para conveniência dos clientes. Isso com muita  avaliação, é claro!

Treinamento da Equipe

Certifique-se de que sua equipe está bem treinada para oferecer assistência técnica e sugestões de produtos aos clientes. Incentive a equipe a buscar oportunidades de venda adicionais.

Se sua loja tem os melhores produtos e sua equipe não está preparada para atender, a venda não acontece. Por isso é de fundamental importância treinar seu time de vendas para identificar as necessidades dos clientes e oferecer além de produtos, soluções para facilitar o dia a dia do cliente.

Parcerias Estratégicas

Estabeleça parcerias com oficinas mecânicas, concessionárias e outros negócios relacionados para aumentar o volume de vendas. Faça uma lista de quais produtos você poderia oferecer aos seus clientes e estabeleça uma estratégia para aumentar seu ticket médio de vendas.

Para concluir

A venda de produtos para automotivos oferecem uma gama de oportunidades. O empresário deve ficar atento as inovações tecnológicas e as demandas do mercado.

Quem tem um veículo, sempre está precisando fazer uma manutenção, um reparo e isso é uma oportunidade de vendas não só de produtos, mas também de serviços.

Tenha um mix de produtos que atendam as necessidades de seus clientes , identificando como manter uma venda recorrente na sua loja de lubrificantes, baterias e autopeças em Salvador.

 

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